eleições 2018

Eleitores farão o recadastramento biométrico na hora de votar

Eduardo Tesch

Foto: Charles Guerra (Diário)

A grande novidade da eleição deste ano é o recadastramento biométrico na própria seção eleitoral. Isso será possível porque o Instituto-Geral de Perícias (IGP) repassou ao Tribunal Regional Eleitoral (TSE) os nomes, assinaturas, fotos e impressões digitais de todo seu banco de dados.

Mesários passam por treinamento para eleições em Santa Maria

Quem ainda não tiver feito o recadastramento biométrico, vai colocar suas impressões digitais em um leitor, na hora da votação. Se o sistema reconhecer o eleitor pela base de dados do IGP, o recadastramento biométrico é feito na hora, sem a necessidade de, posteriormente às eleições, precisar ir à Justiça Eleitoral para fazer o procedimento.

A medida, que foi adotada pela primeira vez, além de dar mais segurança ao processo eleitoral, visa diminuir as filas nos cartórios eleitorais, onde acontece o recadastramento.

- Espero que a gente consiga recadastrar mais de mil eleitores em Santa Maria. Vai ser muito bom. Acredito que vai diminuir as filas - afirma o chefe do cartório eleitoral de Santa Maria, Vinícius Teixeira.

Partidos são os maiores doadores de dinheiro para campanhas ao governo do RS

Se, porventura, o sistema não reconhecer as digitais do eleitor, ele poderá votar normalmente, apenas utilizando o título de eleitor, ou o e-título, e um documento original com foto - como RG ou carteira de trabalho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nova pesquisa do Datafolha aponta a liderança na corrida presidencial Anterior

Nova pesquisa do Datafolha aponta a liderança na corrida presidencial

Mesários passam por treinamento para eleições em Santa Maria Próximo

Mesários passam por treinamento para eleições em Santa Maria

Política